O Matra Bagheera, seja Simca ou Talbot, foi um dos carros esportivos mais inusitados da década de 1970. Apresentado em 1973, não menos em Le Mans, o Bagheera imediatamente se destacou pela linha penetrante de sua carroceria de fibra de vidro, à qual anunciou um coeficiente Cx muito baixo de 0,33.
No interior, o mais curioso é a configuração dos seus bancos, já que tinha três lugares. Na seção mecânica, foram utilizados motores Simca, embora neste caso estivessem localizados transversalmente em uma posição central. Os 1.294 cm3 e 84 cv seriam seguidos pelos 1.442 cm3 e 90, semelhante ao do Simca 1200 TI fabricado em Villaverde.
O canal Documentos do Motor no YouTube, editado por Santi Martínez, é o resultado de mais de 30 anos de preocupação e entusiasmo pelo automóvel.
Conta com mais de 60.000 assinantes e pretende reviver a história da indústria automotiva entre 1950 e 2000, analisando detalhadamente qualquer modelo fabricado entre essas datas.
Como elemento diferenciador, os documentos da época aparecem sempre nos vídeos (revistas, catálogos comerciais, anúncios) que, para além de conferirem rigor ao conteúdo, permitem ao espectador mergulhar na atmosfera daqueles anos.
Matra Bagheera