Como todos sabemos, os motores de automóveis têm uma estrutura complexa que funciona a diferentes velocidades e, portanto, a diferentes temperaturas. Deixar o seu motor aquecer demasiado é uma forma segura de o matar, pelo que deve mantê-lo bem oleado o tempo todo. Especialmente se possuir um carro clássico, deve saber definitivamente a importância de uma mudança de óleo.
É um facto que os automóveis clássicos necessitam de uma manutenção mais rigorosa do que os veículos modernos. Para operar um clássico, não é suficiente fazer esta manutenção apenas superficialmente; todas as peças, incluindo o motor, devem ser verificadas regularmente. Se possuir um, também deve trocar o óleo do motor regularmente.
Uma vez que os motores de automóveis são construídos a partir de muitas peças pequenas e grandes, os movimentos entre as peças podem tornar-se complicados, prejudicando o funcionamento dos veículos ao serem apreendidos. Infelizmente, isto é um facto para cada motor de combustão, e um motor mais antigo será sempre mais propenso a confiscar.
Antes de mais, ter uma mudança de óleo aumenta a velocidade de trabalho ao reduzir a fricção e o desgaste entre as peças. Evita o sobreaquecimento e a deterioração, ao mesmo tempo que proporciona vedação e segurança. Além disso, a mudança regular de óleo reduz a poluição dentro do seu motor e mantém a saúde das peças relacionadas.
De acordo com as recomendações dos peritos, deverá mudar o óleo do motor do seu carro clássico pelo menos uma vez por ano. Ainda assim, este período varia em função do modelo do seu veículo, do tipo de motor, e da frequência de funcionamento.
Outra questão que deve considerar na mudança de óleo é que tome decisões com base no ano do seu carro. Os carros novos precisam de menos mudança de óleo, para que possa conduzir o seu novo veículo até cerca de 25.000 km sem mudar o óleo. No entanto, como os carros velhos podem facilmente avariar ou falhar, deve providenciar uma mudança de óleo a intervalos de cerca de 5.000 km.
Os carros sem mudanças regulares de óleo do motor funcionarão mais lentamente ao longo do tempo, dificultando uma experiência de condução segura. Além disso, o atrito que pode ocorrer entre as peças do motor conduzirá quase sempre à deterioração e falha.
Um dos maiores erros cometidos na troca de óleo é esperar por qualquer situação de falha para a substituição. Nesses casos, o motor ou peças que necessitam de lubrificação já estarão danificados, e por vezes podem até ser irreparáveis. Para evitar estar em tal situação, deve trocar o óleo do seu veículo, e não deve esperar que surja um problema.
Lembre-se que cada manutenção que fizer ao seu veículo é um investimento, melhoria e proteção. Embora o óleo de motor seja o material de manutenção primário amplamente utilizado, o que se sabe sobre ele é informação limitada ou geralmente imprecisa. Pode obter a informação mais útil sobre o óleo de que necessita consultando a empresa que irá receber o serviço.
Ao escolher o óleo certo, deve primeiro conhecer as especificações e requisitos técnicos do seu motor. Uma vez que muitos tipos de óleos contêm substâncias diferentes de acordo com especificações técnicas diferentes, é essencial conhecer o seu veículo por dentro e por fora.
O tipo de carro e as condições meteorológicas são tão importantes como as especificações técnicas. Os veículos clássicos e os motores clássicos têm certas características, pelo que pode ser suficiente obter informações gerais da empresa que consultar.
A frase "SAE" (Society of Automotive Engineers) que se vê ao lado dos nomes dos óleos é uma escala para os óleos de motor e transmissão produzidos pela referida comunidade de Engenheiros Automotores. Esta escala mostra a viscosidade do óleo nos valores de temperatura especificados.
Os valores pretendidos desta classificação são: 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W para o Inverno e 16, 20, 30, 40, 50, 60 para o Verão. Mesmo apenas com essa informação, pode facilmente compreender que também deve prestar atenção às condições sazonais ao escolher o óleo apropriado para o seu veículo.
Os óleos expressos com notações tais como "SAE 20W-50" são óleos adequados para utilização em todas as estações. Por conseguinte, pode facilmente utilizar tais óleos no seu carro, independentemente das condições meteorológicas em mudança.
Existem organizações especializadas em todo o mundo para determinar a qualidade dos produtos petrolíferos. As etiquetas das latas de óleo de motor contêm informações sobre a conformidade dos produtos com os requisitos e normas (especificações) de organizações específicas. Estes nomes são:
Um código composto por letras ou letras e números é mostrado ao lado do nome da organização acima especializada, por exemplo, API SN, ACEA C3. As letras e palavras significam o acima mencionado, enquanto os números são medidos para expressar o grau de qualidade.
Os óleos em motores a gasolina ainda podem ser classificados entre si. Existem 12 tipos de óleos nesta classe: SA, SB, SC, SD, SE, SF, SG, SH, SJ, SL, SM, SN. No entanto, é de notar que as variantes SA, SB, SC, SD, e SE foram utilizadas em automóveis produzidos entre 1930 - 1972. Portanto, a utilização destes óleos no seu veículo da nova geração pode ser perigosa, disfuncional ou mesmo destrutiva.
De acordo com a classificação da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, a letra "A" significa que o óleo é apenas para motores a gasolina, "B" indica veículos comerciais ligeiros com motores diesel, e "E" é utilizado em veículos comerciais pesados com motores diesel.
Além diszo, os níveis API nos motores a gasolina são classificados entre si de acordo com a data de fabrico do motor:
Todas estas letras e números podem parecer algo confusos para não especialistas, pelo que deve sempre preferir consultar um especialista na escolha do óleo correto. Antes de comprar o óleo, pode pedir aconselhamento pessoal à empresa e eliminar o risco de erro. Não se esqueça que a escolha do óleo errado prejudica não só o motor do carro, mas também afeta a sua experiência de condução saudável.
Nas descrições de óleos como o Rektol SC ou Rektol SB, pode encontrar quais os motores para os quais são adequados e os seus períodos. Também é possível encontrar óleos de motor mono-graduados de alta qualidade, não detergentes, fabricados a partir de produtos de base mineral como os produtos petrolíferos Rektor Regular.
Como mencionámos anteriormente, se não considerar os fatores críticos na mudança de óleo do seu carro, poderá encontrar muitos problemas. Em primeiro lugar, se não escolher um óleo que se ajuste às especificações técnicas do seu veículo, não poderá fornecer a manutenção adequada. Isto pode fazer com que o motor avarie durante o funcionamento.
Por exemplo, as peças podem avariar-se por fricção, as peças do veículo podem congelar devido às condições meteorológicas no Inverno, ou quando se coloca demasiado óleo do motor, a mistura de óleo na câmara de combustão, o carro pode começar a emitir óleo e fumo a partir do escape.
Quando a luz de aviso no indicador de óleo do motor do seu carro se acender, deverá mandar verificar. Nestes casos, é também possível verificar o estado do óleo do motor removendo a vareta de medição enquanto o veículo não estiver em movimento. O indicador pode estar avariado devido a problemas na bomba de óleo, mau funcionamento do sensor, ou entupimento do sistema de óleo.
Cada vez que o seu carro arranca, o pó acumulado no motor e no seu interior move-se e mistura-se com o óleo, o que causa uma poluição lamacenta ao longo do tempo. Um óleo com propriedades de limpeza pode reduzir esta lama e a poluição.
Para além da potência de limpeza, um óleo de motor de qualidade pode também conter os seguintes componentes: Dispersantes, inibidores de corrosão, redutores de fricção, antioxidantes, e melhoradores de viscosidade. Todos estes componentes permitem ao motor executar as tarefas que mencionámos acima.
Pode também precisar de outros tipos de óleo para a manutenção do seu veículo. Por exemplo, os óleos hidráulicos são utilizados nos sistemas de travagem e embraiagem. Assim, quando ouvir um som dos travões enquanto conduz, pode compreender que o seu óleo é baixo e precisa de ser mudado.
Os óleos ATF são o tipo de óleo utilizado nas caixas de velocidades e caixas de transferência dos veículos. Estes óleos ajudam a proteger o seu veículo contra deformações e corrosão. Também protegem o seu veículo contra a oxidação e a formação de espuma.
As massas lubrificantes, tal como outros óleos, são outro tipo que é utilizado com bastante frequência em automóveis clássicos. No entanto, é diferente de outros óleos devido à sua forma. Enquanto outros óleos estão na forma líquida (viscosidades diferentes), as massas lubrificantes são semelhantes a gel, o que lhes permite permanecer numa peça durante muito tempo sem fluir.
Existem equipamentos e artigos especiais que podem ser utilizados para trocas de óleo. Muitos tipos diferentes de equipamento, tais como proteção/limpeza de radiadores, fluido para mudança de óleo, escorregamento, spray de gordura, removedor de ferrugem, ou fluido de limpeza interior, permitem-lhe tomar o melhor cuidado possível com o seu veículo.
Escolher o óleo de motor compatível certo para o seu veículo pode parecer uma tarefa difícil quando se apercebe de quantas opções de óleo de motor estão disponíveis no mercado. A primeira coisa que deve fazer é verificar o guia do proprietário do seu veículo ou a caderneta de serviço.
Além disso, pode obter conselhos personalizados sobre petróleo na página Conselhos Clássicos sobre Petróleo da Rektol, e pode ter a certeza de que lhe oferecerão o petróleo certo para o seu veículo. Certifique-se de introduzir corretamente todas as características do seu carro ao preencher o formulário.
Se procura óleos para automóveis clássicos adequados, pode navegar por todos os produtos no site da Rektol e escolher o mais adequado para si. Toda a informação sobre os seus produtos (incluindo o preço) é partilhada nas suas páginas de produtos.
As mudanças regulares de óleo são praticamente a melhor coisa que pode fazer para manter a potência e eficiência do seu carro, e também o ajudarão a tornar a vida do seu motor o mais longa possível. É por isso que é essencial saber como mudar o óleo do motor por si próprio. Muitas pessoas recorrem à sua garagem local ou mecânico amigável para cuidar deste trabalho, mas é certamente possível fazer isto em casa.
Antes de mais, deve obter o óleo de que necessita. Ao comprar óleo, é também uma boa ideia obter um novo filtro de óleo e uma chave de filtro, uma chave de bujão de drenagem, e uma panela de drenagem de óleo, se não tiver uma. Também recomendamos o uso de luvas de látex descartáveis e óculos de segurança, pois o óleo pode irritar a sua pele.
Quando tiver todos estes abastecimentos, certifique-se de que o seu carro está estacionado em terreno plano - o motor está quente mas não quente, e o travão de mão está ligado - e levante o capot. Em seguida, coloque a bandeja de drenagem debaixo do bujão de drenagem, retire a tampa de enchimento de óleo e solte o bujão de drenagem com a chave de bujão até que o óleo comece a fluir para a bandeja de drenagem.
Nesta altura, pode utilizar a chave do filtro de óleo para desatarraxar o filtro de óleo rodando-o no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio: o óleo irá então drenar completa e rapidamente. Deve também drenar o óleo do filtro para dentro da bandeja de drenagem, depois colocar o filtro num saco de plástico que pode guardar em segurança até à reciclagem.
Depois de o fluxo de óleo de motor usado ter parado, instalar e apertar o bujão de drenagem antes de aparafusar o novo filtro de óleo. Para assegurar uma boa vedação, é uma boa ideia revestir a junta do filtro com uma leve camada de óleo antes de a substituir.
Nesta altura, verifique a quantidade de óleo que precisa de adicionar e reabastecer o motor com o óleo recomendado. Se não tiver a certeza da quantidade de óleo a adicionar, adicione óleo gradualmente e, ocasionalmente, verifique com a vareta de medição para evitar o enchimento excessivo do cárter. Depois de terminar, reinstale a tampa e a vareta de enchimento de óleo - ficaria surpreendido com o número de pessoas que se esquecem de fazer isto - e feche o capô.
Agora é o momento de reciclar o seu velho óleo de motor. Deve descobrir os centros de recolha à sua volta e trazer o óleo antigo para lá. Pode também levá-lo a um mecânico ou centro de serviço, e eles irão desfazer-se dele por si. A maioria dos locais tem leis locais rigorosas e severas para fazer cumprir a eliminação correta.